quinta-feira, 11 de setembro de 2008

TUDO VIRA BREGA

Por Eliane Antunes
Foto: Divulgação
Essa é pra quem já passou da adolescência. O que você usava quando tinha quinze anos? Qual a moda dos anos dourados de sua vida? É sempre revoltante lembrar disso quando a gente está chegando ou já passou dos trinta. Isso porque nos vivemos momentos dramáticos da moda. Já não bastava os anos 80 com toda aquela insensatez de modelitos geométricos e exagerados. Os anos 90 poderia ser pior, sim. Olhando a reprise da novela Pantanal, no SBT, dá pra não sentir saudades do que tivemos coragem de usar e ainda arrasávamos. Afinal, as roupas que a Guta (única personagem que se vestia com as roupas da moda na novela) era o retrato do que encontrávamos nas escolas, festinhas e baladas(não usávamos este nome também) dos anos 90. A sempre presente calça “centro-peito”, batons na cor vinho e camisetas de golinhas, principalmente nas cores ocre e vinho. Isso tudo fichinha se compararmos a um dos grandes hits do início da década – o vestido trapézio. Eu sei, muita gente tenta se esquecer dele. Pra começar, o modelito que de trapézio não tinha nada, se emendasse com nossas cabeças poderia até parecer um triângulo. Já que para parecer um trapézio de verdade só se colocássemos um arame em cada lado para armar aquilo. E como já não fosse bizarro o suficiente, o tecido para a fabricação do tal vestido era de péssima qualidade. A moda que retornou no ano passado, veio menos dramática e também mais discreta. Não chegou a virar hit nas ruas e quem encarou pôde se sentir mais a vontade. Mas, até hoje dá vergonha de dizer que aos quinze anos usávamos aquilo. E os rapazes? Aquelas camisas jeans sem manga e desfiada devem dar pesadelos até hoje. Naquela época muita gente ainda arrepiava os cabelos a la Chitãozinho e Xororó (coragem). Realmente isso não é orgulho pra muita gente, mas pra você que hoje tem quinze anos aí vai nossa mensagem.
Fique atento, você ainda vai sentir vergonha de usar franjinha de lado e pintar os olhos como um chorão emo. Não se preocupe. Como diria George Harrison “tudo passa” e como diria Rita Lee “ Tudo vira *****

E você pode responder a nossa enquete que está no rodapé ****

5 comentários:

Unknown disse...

Meninas!
Sinceramente, não tenho vergonha de ter usado roupas e cabelos da moda da época, acho que "tudo muda o tempo todo no mundo" (Lulu Santos) e saber aceitar, aproveitar e se divertir com todas as várias opções que a vida nos proporciona é viver com sabedoria.
Acho que no enquete faltou a opção "não me envergonho de nada e me diverti muito".
Um beijo.

Sabichonas disse...

Andréa,

Obrigada pela opinião. Infelizmente, como já teve votação, não poderei acrescentar a sua dica, mas fica anotada.

Beijos

Liv disse...

Nossaa, vale a pena relembrar... Recordar é viver!!! Mas eu não fujo à regra e usava umas roupas muito estranhas na adolescencia! E o mais estranho é que ela volta, pode demorar mas a moda dá um jeito de nos relembrar os velhos tempos de um jeito ou de outro!!!

Isabela Carrari disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabela Carrari disse...

HAHAHAH! Com certeza a roupa bacanérrima de hoje será a breguice de manhã! Bjos!