sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Dia Mundial do Diabetes é comemorado neste sábado

Fonte: Associação de Diabetes Doces Amigos da Baixada Santista Foto: Divulgação Em 14 de novembro comemora-se o Dia Mundial do Diabetes e o tema escolhido, que será trabalhando de 2009 a 2013 é ENTENDA O DIABETES E ASSUMA O CONTROLE. De acordo com informações da Associação de Diabetes Doces Amigos da Baixada Santista "a proposta é informar e conscientizar todos aqueles que estão envolvidos com os cuidados com diabetes". Em Santos, para celebrar esta data tão importante, alguns monumentos da cidade serão iluminados de azul. Veja quais são e prestigiem: Fortaleza da Barra, Pinacoteca Benedito Calixto e Museu de Pesca. Mais informações: Associação de Diabetes Doces Amigos da Baixada Santista RNPD - Rede Nacional de Pessoas com Diabetes - Núcleo Baixada Santista fones: 013 3361 2693 / 8123 1766 / 9786 8840 visite nosso site: www.docesamigos.org.br

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Vamos comemorar o Dia das Bruxas ou do Saci Pererê?

Fotos: Divulgação O Halloween (Dia das Bruxas, surgia entre o povo celta há mais de 2500 anos, é comemorado na véspera do dia de todos os santos, em 31 de outubro. De acordo com esse povo, eles acreditavam que no último dia do verão, os espíritos saiam dos cemitérios para possuirem os corpos dos vivos. Para se livrarem dos zumbis, os celtas ornamentavam as casas com caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas etc. Até hoje comemora-se essa data em diversas partes do mundo. No Brasil, por exemplo, nesse mesmo dia comemora-se o dia do Saci Pererê, instituído pelo governo em 2005, por ser parte do folclore brasileiro, mas pelo visto os brasileiros preferem a cultura estrangeira, perguntando você quer doce ou travessura?. Mais informações sobre o Saci ou o Halloween, acesse os links abaixo: http://www.brasilescola.com/folclore/saci-perere.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Café Hello Kitty inaugurado em São Paulo

Informações: G1 Foto: G1.com Para quem é fã da Hello Kitty, tem a chance de tomar um cafezinho ou suco num ambiente agradável, que tem a personagem em todos os locais. Vale a pena conferir. Eu vou!! O café está localizado no Bourbon Shopping, Rua Turiassu, 2.100, Zona Oeste de São Paulo. Tel. (11) 2768-6637 Matéria completa: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1335077-5605,00-SP+GANHA+PRIMEIRO+CAFE+HELLO+KITTY+DAS+AMERICAS.html

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

No Zoológico de Brasília, a natureza é a principal atração

Texto e fotos: Mário Zaparoli

Pássaros entoam alegremente numa manhã de primavera, onde podemos sentir o perfume das flores e das matas, e presenciarmos um lugar ainda mais colorido e mais verde. Nossos sentidos parecem que ficam mais aguçados. É maravilhoso observar os macacos brincando nas árvores de um lago situado ao redor de uma ilhota, ouvir o rugido da leoa faminta e cansada de um longo dia, presenciar os elefantes se apresentando como em um circo, e até avistar as borboletas rodeando lindas flores. Assim acontece no Jardim Zoológico de Brasília. Um lugar que vai de encontro ao clima de vida selvagem desses seres agradáveis que enchem os visitantes de alegria.
O Zoológico não é apenas um lugar de visitação, mas também tem a intenção de preservar as espécies, a reprodução dos animais, a pesquisa e a educação ambiental.
Conta a história que os Candangos que chegaram e construíram Brasília no fim dos anos 50, fizeram do Jardim Zoológico, fonte prazerosa de entretenimento e lazer. Foi a primeira instituição ambientalista criada no Distrito Federal, inaugurado em 6 de dezembro de 1957.
A Fundação é vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – SEDUMA do Governo do Distrito Federal.
O local ocupa uma área de 139,75 hectares, ao lado do Santuário de Vida Silvestre do Riacho Fundo, com 440 hectares, e do Parque das Aves, com 110 hectares, com uma área total de 689,75 hectares que geram a Fundação Jardim Zoológico de Brasília – FJZB.
No parque encontram-se em média 1.300 animais entre aves, répteis e mamíferos, num total de 300 espécies. E o interessante é que se destacam aqueles da fauna representativa da América do Sul, alguns até ameaçados de extinção. E ao redor há vários viveiros e três lagos artificiais com ilhas que habitam macacos, marrecos, garças, antas, etc.
Para os turistas passarem um dia mais prazeroso na linda Brasília, o Zoológico ainda conta com lanchonetes, teatro de arena, auditório, o museu de taxidermia e o encantador borboletário. Tudo isso na presença de uma paisagem, que de tão bela, faz os seres vivos continuarem a respirar com mais prazer. É como se a Mãe-Terra quisesse dizer à todos nós, o quão sublime é viver.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

SOS ANIMAIS PARTICIPA DE BENÇÃO DOS ANIMAIS

Por Carmen Doria Foto 1: Divulgação Fotos 2 e 3: Carmen Doria Em comemoração à São Francisco de Assis, ontem (04/10), a OSCIP SOS Animais de Rua, em parceria com a Unimes - Universidade Metropolitana de Santos e Igreja São Paulo Apóstolo realizaram na sede da igreja a "benção aos animais" e atendimento aos animais, bem como a orientação da posse responsável para os donos. São Francisco de Assis protege sempre os bichinhos, pois, exatamente, quando ocorria o atendimento no galpão da igreja, do outro lado da rua, encontrava-se um cachorro tremendo, molhado, sujo e com fome e, três senhoras, frequentadoras do local, não mediram esforços e me chamou para ver o que a SOS poderia fazer. Como não temos sede, infelizmente, não teria local para abrigar o bichinho e, após o atendimento clínico, que foi constatado problema na vista devido a idade (10 anos), corremos contra o tempo, a fim de encontrar um lar para o lindo caozinho da raça poodle, com olhar triste, mas muito meigo e querendo ficar entre as pessoas. Foi quando duas almas caridosas, uma delas era o Dr. Rogério, veterinário que estava presente na missa, se prontificou a levar o bichinho para cuidar e posteriormente doá-lo. Estava tudo pronto, quando a protetora Maria Ivete, senhora simpática, com três caozinhos tirados da rua, se sensibilizou com o cachorrinho, que até então tinha três nomes: Chjiquinho (por causa do dia do santo homenageado), Toby e Messias, e levou-o para casa, juntamente com outros novos amiguinhos. Ficamos muito felizes com o novos destino do Chiquinho, Tobu, Messias, e queremos que outros milhares de bichinhos abandonados tenham a mesma sorte. Por isso, precisamos da ajuda da sociedade a fim de que possamos prosseguir com as ações socioeducativas. Mais informações com Luciene Borges Neves Presidente OSCIP SOS ANIMAIS DE RUA Presidente COMITÊ METROPOLITANO DE SAÚDE E BEM ESTAR ANIMAL DA BAIXADA SANTISTA TELS. (13) 91196200 http://www.sosanimaisderua.org.br/ Quem foi São Francisco de Assis? Texto extraído da http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis São Francisco de Assis nascido Giovanni Battista di Pietro Bernardone, (Assis, Verão ou Outono - junho/dezembro de 1181 ou 1182 — 3 de Outubro de 1226) foi um frade católico, fundador da "Ordem dos Frades Menores", mais conhecidos como Franciscanos. Foi canonizado em 1228 pela Igreja Católica. Por seu apreço à natureza, é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente: as igrejas católicas costumam realizar cerimônias em honra aos animais próximas à data que o celebram, dia 4 de outubro.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Curso auxiliar de veterinária, boa opção para quem gosta de animais

Por Carmen Doria Fotos: Divulgação “Para os melhores e mais dedicados sempre vai existir um campo aberto em qualquer profissão” - Eduardo Filetti Com o objetivo de atender uma parcela de profissionais na área da medicina veterinária, a Clínica Veterinária Filetti, oferece curso de auxiliar de veterinária, não apenas para veterinários, mas também para donos de animais e pessoas que queiram trabalhar em pet shops, por exemplo. De acordo com o Dr. Eduardo Filetti, o curso foi criado na região por não haver mão de obra qualificada e revelou que o presidente do Conselho de Medicina do Estado de São Paulo, Dr. Francisco Cavalcanti, esteve há pouco tempo em Santos, inaugurando a sede regional do conselho e afirmou que os cursos são ótimos para a profissão e que futuramente vão ter filiação no Conselho Regional de Medicina Veterinária. O curso, único na região, está na 14ª turma e é considerado, segundo Filetti, o “xodó” da clínica. “Temos em média 20 alunos por turma, pois, com número reduzido de estudantes, podemos dar mais atenção para cada um.” Filetti diz que qualquer um pode ingressar na profissão, basta gostar de animais e querer trabalhar com isto. No quesito faixa etária, o veterinário afirma que não há limite, pois já tiveram alunos com 14 e 72 anos de idade. Os futuros auxiliares terão como disciplinas, anatomia e fisiologia animal, patologia clínica, instrumentação cirurgia, administração, entre outras, frisando que esse conhecimento irá contribuir eficazmente em uma clínica ou em um pet shop. Entretanto, o auxiliar de enfermagem não poderá assinar como médico e, por isso, as empresas vão precisar dos dois. “O auxiliar não disputa mercado com os médicos veterinários, muito pelo contrário, nos ajuda no nosso oficio”, confirma Filetti. Segundo o veterinário, “com a abertura de várias faculdades de medicina veterinária no Brasil, a profissão antes equilibrada passa por um momento de ajuste. Quando me formei há 20 anos só existiam faculdades de medicina veterinária em universidades federais ou estaduais, o que já era um fator limitante. Hoje, com muitas faculdades particulares ficou bem mais fácil e, com isto, o número de profissionais aumenta a cada ano. Sempre quando ministro aulas na universidade ou nos cursos tento mostrar que para os melhores e mais dedicados sempre vai existir um campo aberto em qualquer profissão.” Filetti comenta que, para colocar em prática o aprendizado em sala de aula, os alunos fazem estágio na própria clínica, com opção na escolha do horário (8 às 24 horas). “Tem que fazer 180 horas de estágio, podendo ser na nossa clínica ou em outra conveniada”. Além do cuidado com animais de pequeno porte (cães, gatos, aves e animais silvestres), o curso também possui na grade, aulas com animais de grande porte, com uma aula em fazenda e outra com equinos. As aulas acontecem às 3ª(s) e 5ª(s), das 20 às 21 horas e aos interessados é só comparecer na Clínica Veterinária Filetti ou no Bouticão Artigos Veterinários, ambos localizados à Rua Almirante Tamandaré, 271/273, no bairro do Estuário, em Santos ou ligar no (13) 3227-5770/71/72 ou Celular (13) 9711-5545. Os documentos necessários são identidade, cic e comprovante de residência. Filetti revela que a pessoa pode agendar para assistir aulas sem compromisso. “Confiamos no nosso método de ensino”. Visite o site da clínica: http://www.filetti.com.br/default_on.asp

terça-feira, 21 de julho de 2009

Guarujá dá o pontapé inicial em prol dos animais

Foto: Arquivo/PMG Por Carmen Doria Donos de cães e gatos do bairro Maré Mansa, no Guarujá já podem ter seus bichinhos castrados. Isto porque a Seção de Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal do Guarujá iniciou o cadastro dos interessados nesta terça-feira. As inscrições aconteceram entre 9 e 16 horas desta terça feira, na Escola Estadual Lucas Nogueira Garcez, que fica na Avenida das Mangueiras s/n. As cirurgias estão previstas para ocorrer nesta quinta-feira (23). Para efetuar o cadastro, os proprietários dos animais, entre machos e fêmeas, com idade entre três meses a oito anos, foram solicitados comprovantes de residência e carteira de vacinação anti-rábica em dia, bem como a apresentação do RG, indicando que o dono é maior de 18 anos. Antes da esterilização, os cães e gatos irão receber vacina anti-rábica e segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, estima-se que aproximadamente 300 animais serão atendidos. Ainda, antes das cirurgias, haverá palestra sobre os cuidados necessários com os pets. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3387-7197.